Se você está buscando fazer uma tatuagem delicada, mas não sabe por onde começar, eu vim aqui salvar a sua vida e sem puxar (tanta) sardinha para o meu próprio trabalho, pois sei que algumas pessoas possuem limitações para chegar até mim, já que meu studio de tatuagem fica em São Paulo no bairro Jardim Anália Franco.
Pensando nisso, decidi ajudar vocês a escolherem a tatuagem e o(a) tatuador(a) perfeitos para eternizar este momento importante.
A primeira informação que você deve ter em mente é:
“Eu tenho certeza disso?” Parece bobo, mas não é, uma vez que decida fazer uma tatuagem, você tem que colocar na cabeça que é pra sempre. “Tá Kelly, mas eu posso remover a laser”, Minha resposta é… Da pele sim, mas da memória nunca!!!
Sem contar que a remoção a laser leva tempo, dinheiro e disposição, porque dizem que dói muito!!! Então, sugiro que se você estiver afim de fazer uma tatuagem, espere mais uns dois meses, se a vontade permanecer você pode passar para o próximo passo.
Encontre uma tatuadora de traço fino que te agrade (aqui eu falei no feminino para puxar um pouco de sardinha pra mim, vai… rsrsrs):
É comum pedirmos indicações para as pessoas que conhecemos ou amamos, mas você já ouviu aquele ditado “gosto é que nem… cada um tem o seu”?? Ele existe e não é à toa!
Ao receber a indicação, “namore” a profissional nas redes sociais, veja trabalhos cicatrizados (essa parte é crucial), faça perguntas, chame as pessoas que já tatuaram com ela e peça um feedback específico, com certeza nessa pesquisa você já vai eliminar uma galera e montar o seu próprio ranking de profissionais preferidos.
Verifique o estilo que o tatuador faz:
Quando eu não tatuava, ficava impressionada com a qualidade de alguns trabalhos hiper-realistas de alguns profissionais, parecia que o leão tinha sido impresso na pele da pessoa por uma máquina, então eu pensava: “se ele faz muito bem esse leão, com certeza sabe fazer uma florzinha com o traço fino e bem preciso”. Aí é que mora o perigo: Não pesquisar se o profissional tem trabalhos parecidos com o que você quer em seu portfólio de tatuagem. Isso fará com que você erre na escolha, pois hoje eu sei que uma técnica não é nada parecida com a outra.
Pesquise, “puxe a capivara” do profissional, isso não leva tanto tempo quanto o tempo que você vai ficar com a tatuagem na pele.
Escolher se baseando no preço:
Lá vem eu novamente falando de ditado popular: “O barato sai caro” e é fato! Estamos falando de uma tatuagem, que mexe diretamente com a nossa autoestima, assim como uma cirurgia plástica, a tatuagem é um procedimento estético, é arriscado ficar procurando o mais barato.
A maioria dos cursos de técnicas de tatuagem que eu fiz, com profissionais consolidados e com trabalhos impecáveis foram mais de mil reais, e fiz dezenas deles, ou seja, além de materiais de qualidade, os profissionais que você gosta estudaram muito para entregar um trabalho que você bata o olho e ame de cara, você não sabe fazer, certo? Então escolha o profissional e faça um orçamento, o máximo que pode acontecer é você ter que se programar mais um pouquinho antes de eternizar sua tattoo com o profissional escolhido.
Usar drogas, álcool, ou anestésico para ter coragem:
A tatuagem delicada não é um processo indolor, mas é bem suportável e olha que o meu limiar de dor é bem baixo.
Ouço relatos diáriamente de pessoas que achavam que a tatuagem seria mais insuportável, pois assimilam as agulhas com aquelas que usam para nos dar injeção, e não é isso!
As agulhas de tatuagem são quase da “finura”(palavra de vó) de um poro da sua pele, elas passam superficialmente, perfurando cerca de 2mm de pele, a sensação é a mesma de uma lapiseira passando em cima da pele com um pouquinho mais de força e sem furar, logo após vem um pouco de ardência no local e só.
É claro que muitas horas sentindo essa ardência acaba ficando insuportável, por isso sugiro que você comece por algo pequeno, para que entenda o seu próprio limiar de dor.
O álcool acelera os batimentos cardíacos fazendo com que sua pele solte mais fluidos, isso atrapalha a cicatrização e a trapalha a sessão também, uma vez que nossa coordenação motora é afetada.
As drogas podem ter o mesmo efeito, se forem sem prescrição médica então, nem se fale.
Anestésicos não são potentes para tatuagem e os que são, somente médicos e dentistas podem aplicar, a ANVISA proíbe o uso de anestésicos, pois eles podem fazer muito mal. (Veja esta matéria do G1)
Não considerar o significado a longo prazo:
A quantidade de pessoas que se arrependeram de fazer uma tatuagem quando eram mais jovens é absurda e eu me incluo nessa estatística. Além do portfólio de tatuagem online, antigamente nós não conseguíamos “puxar a capivara” do artista escolhido, não tinha nem como saber se ele mesmo que fazia as artes que expunham na parede de seus studios.
Quando fui fazer a minha primeira tatuagem com 17 para 18 anos, eu não tinha noção de quanto custava uma tatuagem, entrei no primeiro studio que vi, escolhi o desenho em uma pasta, vi que podia pagar e fiz, mas me arrependo amargamente, pois o motivo da minha primeira tatuagem era que eu queria parecer mais velha.
Hoje eu teria feito diferente, faria tatuagens com significado importante para mim, pois sei que elas nos lembram de nossas histórias de vida, pessoas importantes e momentos inesquecíveis.

Percebam que são muitas coisas para avaliar além da arte de fato, e eu nem falei sobre a higiene que pra mim é o item principal, mas é tanta coisa que em um único post não dá para explicar.
Espero que essas informações tenham te ajudado a entender o caminho e a buscar um artista que encha os seus olhos e seu coração.
Espero que você consiga me fazer uma visita, tenho certeza que você vai amar o nosso dia!
Sou especialista em tatuagens delicadas, traço fino desde 2017.
Criei um Guia com Check List para que você não se arrependa nunca mais das suas tatuagens:
Clique e conheça o Antes da Agulha
Me siga nas redes sociais instagram.com/kellysegovia https://www.youtube.com/@kellysegovia https://br.pinterest.com/kellysegovia0/kelly-seg%C3%B3via-tatuagens-delicadas/
Gostou? Deixe o seu comentário e caso queira contribuir para essas dicas, será muito bem vindo (a).
Nunca é só uma tatuagem!
Kelly Segóvia